Conferências IF Farroupilha, Congresso e Seminário Mobrec 2018

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A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO POPULAR: UM DIÁLOGO ENTRE REDAÇÃO E ESPANHOL
Gustavo Salin Nuh, Amanda Kohlrausch Frantz

Prédio: Colégio Metodista Centenário
Sala: Eixo II - 2d - Sala A
Data: 07-06-2018 01:30  – 05:30
Última alteração: 03-06-2018

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um trabalho que começou a ser desenvolvido no Práxis no ano de 2018. O Práxis é um curso pré-vestibular pertencente à Universidade de Santa Maria e é executado por estudantes de diversos cursos da instituição. Neste sentido o Práxis foca-se na educação popular, que é um tema recorrente desde muitos anos, porém, apesar de ser muito falado, inclusive por políticas educacionais, demorou um grande tempo para que as propostas começassem a ser vistas de outras formas e fossem implementadas. A interdisciplinaridade é também um tema recorrente quando o assunto é educação, as políticas nacionais como as realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (BRASIL, 1996) e mais recentemente o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) trazem em seus eixos temáticos as propostas do ensino transversal, porém ainda são propostas que muitas vezes são difíceis de serem implementadas. Com base na educação popular e na interdisciplinaridade é que os currículos das disciplinas de redação e espanhol foram integrados. Tal proposta visa integrar as matérias em prol do trabalho com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).



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