Conferências IF Farroupilha, Congresso e Seminário Mobrec 2018

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A docência na rede estadual do Rio Grande do Sul sob o olhar do imaginário social
Adriele Machado Rodrigues

Prédio: Clube Dores
Sala: Eixo I - 1b - Salão Antares
Data: 07-06-2018 01:30  – 05:30
Última alteração: 03-06-2018

Resumo


O presente trabalho origina-se da dissertação de Mestrado em Educação que venho desenvolvendo em uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Na qual busco investigar as significações imaginárias sobre a condição docente no Ensino Médio dos professores da rede do Estado do Rio Grande do Sul do município de Alegrete-RS. Apresento neste texto um recorte das leituras e reflexões que venho realizando sobre  condição docente e imaginário social no contexto do magistério da rede estadual do RS. Neste sentido, trago aqui uma interlocução da bibliografia já estudada com outras pesquisas que foram realizadas nesta temática pelo GEPEIS -Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social da UFSM- Universidade Federal de Santa Maria, do qual faço parte, e de outras redes de pesquisa. Utilizei como aporte teórico Castoriadis (1982),Silva e Oliveira (2017), Teixeira (2011) e Emílio Tanti Fanfani (2005) que trazem significativas contribuições sobre o imaginário social e a condição docente. A partir da reflexões realizadas percebeu-se que a imagem do professor da rede estadual encontra-se desprestigiada, havendo a necessidade de um movimento instituinte, mais autonomia, reflexividade por parte da categoria para uma reinvenção de suas condições de trabalho.

Palavras- Chave: condição docente-  imaginário social- professores da rede estadual do RS


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