Conferências IF Farroupilha, Congresso e Seminário Mobrec 2018

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS E O PROTAGONISMO INFANTIL
Camila Fleck dos Santos Bau

Prédio: Clube Dores
Sala: Eixo I - 1d - Salão Nobre
Data: 07-06-2018 01:30  – 05:30
Última alteração: 03-06-2018

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir práticas de leitura e escrita nos anos iniciais e o protagonismo infantil. Para tanto, apresentaremos uma sequência didática realizada em uma escola estadual localizada no município de Panambi/RS, com as turmas de segundos anos do ensino fundamental.  A proposta surgiu a partir da leitura das obras do Sítio do Picapau Amarelo. Como as crianças apresentam aproximadamente a idade de Narizinho e Pedrinho, personagens das histórias, se identificaram mais ainda com as aventuras. Diante dessa problemática, realizamos uma sequência didática envolvendo a leitura e a escrita. Então, os estudantes dos segundos anos com o auxílio das professoras realizaram um trabalho de pesquisa e produção textual coletiva. Para finalizar, realizamos uma apresentação para as outras turmas. Por fim, os trabalhos apresentados foram significativos no sentido de que mobilizou a escola que participou assistindo. Mas, principalmente para as crianças envolvidas na organização, pois, foram as protagonistas.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.