Conferências IF Farroupilha, Congresso e Seminário Mobrec 2018

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO SUPERIOR, OS (NOVOS) DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE
Daniel Sarmento Pereira, Fernanda de Magalhães Trindade

Prédio: Colégio Coração de Maria
Sala: Eixo II - 2c - Sala B
Data: 07-06-2018 01:30  – 05:30
Última alteração: 03-06-2018

Resumo


Este trabalho oferecer um diálogo reflexivo com base em leituras sistematizadas que criam ramificações para debates e críticas, é um exercício de reformulação do pensamento no campo da educação, trata-se de um análise quanto a forma de arguição metodológica docente na educação superior, e os desafios que hoje o professor encontra relacionados a emergência significativa de informações e transformações que por sua vez encontram-se presente no mundo da hipermodernidade. O artigo constrói-se a partir de uma revisão bibliográfica exercício de diálogo e reflexão, em sentido estritamente resguardado por um conceito de formação e transformação da educação associado a uma referência de políticas públicas tendo como princípio que a educação superior deve proporcionar o pleno desenvolvimento humano no que tange a Lei de Diretrizes e Base da Educação. O corpo desse trabalho emerge do universo acadêmico e fundamenta-se, epistemologicamente na crença que o conhecimento, saber humano parte do palpável através abstrações e generalizações, acredita-se na união de forças entre o saber científico vinculado a uma educação popular, onde ambos constituam-se como associativos e não dissociativos. Os resultados permitem concluir que formação humana pressupõem um sujeito ativo não um indivíduo autômato, e que seja levado em consideração a formação inovadora docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Práxis docente; professor orientador; pesquisa conhecimento; reforma do pensamento.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.