Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

1.a – Escola laboratório social: Projetos Políticos Pedagógicos, a quem servem?

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS
FERNANDA MENDES FURLAN, ROMULO DUARTE PAULSEN, Taíse Tadielo Cezar

1.b – Desvendando a comunidade pedagógica: Família; A realidade do ensino no Estado; Formação permanente da pessoa do ed

CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO A TEORIA PSICOGENÉTICA
Patricia Miolo
A docência na rede estadual do Rio Grande do Sul sob o olhar do imaginário social
Adriele Machado Rodrigues
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA PARA O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leandro Jacques Martins, Lisline Pires
O ENSINO DE HISTÓRIA: MUDANÇAS E PERPECTIVAS NO SÉCULO XXI
Jociléia Sherer, Gláucia Amaral Alves, Elsbeth Spode Becker
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA PARA O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leandro Jacques Martins, Lisline Pires
A INFLUÊNCIA CONTEXTUAL NA RELAÇÃO CRENÇA-AÇÃO DE DUAS PROFESSORAS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA
Andriza Pujol de Avila
A Família e a escola: As novas perspectivas de envolvimento entre essas duas vertentes do ser humano
Daiana Godinho Martins Correia, Francioli da Silva Fernandes Barcelos

1.c – A diversidade da comunidade pedagógica.

A ORALIDADE NA CULTURA CIGANA
Sandro Estevão Rista

1.d – (Re)inventando os espaços pedagógicos, proposições.

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA TEMÁTICA “GLOBALIZAÇÃO” COM ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Elsbeth Léia Spode Becker
JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA
Aline Beatriz Germano Silveira
RAZÃO ÁUREA E TEOREMA DE PITÁGORAS
Luciano de Oliveira
FEIRA DE CIÊNCIAS: CSI- A CIÊNCIA NA INVESTIGAÇÃO
Kamille Rodrigues Ferraz
ENCONTRO DA BIOLOGIA EM DEFESA DOS ANIMAIS: A PRÁTICA DOCENTE ATRAVÉS DO CONTATO COM A COMUNIDADE
Elis Da Silva Viana
VINCULO E CUIDADO: CONDUTORES INDISPENSÁVEIS ÀS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS
sara peres dornelles almeida
CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Luana Sperling Santana, Johnny Elias Freitas Prieb
ESCOLA: NAS ONDAS DAS MÍDIAS
Mara Eliane Facco Della Méa
AS POSSIBILIDADES DA DIDÁTICA: JOGOS DE HISTÓRIA, POR UM ENSINO PRAZEROSO E CONSEQUENTE, UM PROJETO DE EXTENSÃO
Dienefer Madruga Vianna, Rauana Guerra
ABORDAGEM DA REALIDADE DOS EDUCANDOS: ANÁLISE DOS RIOS INHACUNDÁ E JACACUÁ NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS/RS
Kássia Silveira Crivellaro
EU ADOTO MONTESSORI: UMA NOVA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SANTA MARIA
Maria Helena Ludwig, Litiéli Wollmann Schutz, Gilvane Lopes Ferreira Tupini
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS E O PROTAGONISMO INFANTIL
Camila Fleck dos Santos Bau
EDUCAÇÃO POPULAR E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A EXPERIÊNCIA NO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA
BIBIANA POCHE FLORIO
TIC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DO SOFTWARE TOONDOO
Caroline Côrtes Lacerda
UMA PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS MÍDIAS NA ESCOLA PÚBLICA
Tascieli Feltrin, Natalia Lampert Batista, Márcia Silveira Cassol
AS INFÂNCIAS EM PAULO FREIRE: A CASA, AS CARTAS PARA UMA CRIANÇA E O MUNDO LÁ FORA
Ana Felicia Guedes Trindade, Cristiane dos Santos Alves, Fernanda Poletto

2.a – O conhecimento como processo de libertação.

O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO: DA COLÔNIA A CONTEMPORANEIDADE
Airton Rosa Lucion Guites
LIVROS DIDÁTICOS: IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA
Agro é “pop” ou tóxico – a percepção de estudantes do Técnico em Agropecuária sobre o uso de agrotóxicos
Tamires Franco Conti
O ENSINO DE TEATRO PARA MULHERES IDOSAS NA PERIFERIA DE SANTA MARIA
Laís Jacques Marques
O espaço sagrado da umbanda e a geografia da religião como possibilidades de diálogos
Mateus Machado Machado Santos
EQUOTERAPIA: uma proposta de intervenção às vítimas de Bullying
Fabrine Niederauer Flôres
TEORIA E PRÁTICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA CONSCIENTIZAÇÃO E REFLEXÃO CULTURAL.
Pedro Santos, Lucas Cassanta
O ENSINO DE TEATRO PARA MULHERES IDOSAS NA PERIFERIA DE SANTA MARIA
Laís Jacques Marques
Por que filosofia na escola? Por que filosofia com crianças?
Maristela Cristiane Heck, Sônia Regina Kinalski, Rafaela oliveira de Moura
ARTICULAÇÃO FREIRE-CTS NO CONTEXTO DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE FÍSICA
Willian Grecillo dos Santos, Thiago Flores Magoga, Cristiane Muenchen
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FACILITANDO O APRENDIZADO MATEMÁTICO.
Andreza Cavalheiro da Costa
A EDUCAÇÃO SUPERIOR, OS (NOVOS) DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE
Daniel Sarmento Pereira, Fernanda de Magalhães Trindade
TEORIA E PRÁTICA: CONHECENDO AS REGIÕES BRASILEIRAS
Denise Lenise Machado
O ESPERANÇAR, A POIESIS E OS CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS
Fernanda Poletto Walther, Cristiane Tolfo, Ana Laura Quadros
PROCESSOS CIRCULARES POIÉTICOS E A POIÉTICA DAS RODAS DE MULHERES EDUCADORAS
Laura Augusta Kleinpaul, Viviane Brandão Pelliccioli, Graziela Badaracco Costa

2.b – A língua, a literatura, a interpretação como elementos fundantes da formação cidadã.

O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Juciele Bertazzo
EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO CONJUNTA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS PARA O TRABALHO COM A LINGUAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
Carla Carine Gerhardt, Cristiane Fuzer
AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Letícia Domanski
LITERATURA E MICROPOLÍTICA DA HOMOSSOCIALIDADE (OU A COMPLEXIZAÇÃO DE UMA PARTE DO DIABO DO TECIDO SOCIAL)
Anderson Proença de Andrade
CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA
Maria Aparecida Lucca Paranhos
CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA
Maria Aparecida Lucca Paranhos
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA ESCOLA INDÍGENA: DISCIPLINARIZAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA(S) INDÍGENA(S)
Bruna Cielo Cabrera
O PROTAGONISMO DAS LEITORAS DIANTE DE SUAS HISTÓRIAS: RELATOS DE EDUCANDAS DO CURSINHO ALTERNATIVA
Andressa Spencer de Mello

2.c – Caminhos pedagógicos de pesquisa e da autoria.

O TRABALHO DO PEDAGOGO COMO TÉCNICO E EDUCAÇÃO
Cassiana Marques Da Silva
A PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO PROFUNCIONÁRIO
Raquel Machado Leite
ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UFSM A PARTIR DA ESCUTA DE DISCENTES E PROFESSORES-TUTORES
Jeferson Ilha, Andréa Forgiarini Cecchin, Vanessa dos Santos Nogueira
POLÍTICAS CURRICULARES: PESQUISA INICIAL, REFLETINDO POSSIBILIDADES
Carine Torres Frasson

2.d – Transdisciplinariedade como fio condutor entre conhecimentos.

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS INFANTOJUVENIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Daniel Donida Schlottfeldt
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO POPULAR: UM DIÁLOGO ENTRE REDAÇÃO E ESPANHOL
Gustavo Salin Nuh, Amanda Kohlrausch Frantz
Reflexões sobre a maneira que o jovem vivencia a sexualidade no âmbito escolar e as Políticas Públicas LGBTs
Tais Barcellos Pellegrini, Danielle Machado Visentini
Ampliando o desenvolvimento de Crianaças Através de brincadeiras com circuitos
MARCLI FIRPO BITTENCOURT, Vania Rigo Segalin
OBJETOS DE APRENDIZAGENS: UMA TECNOLOGIA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Mateus Pozzebon Pozzebon, Everaldo Romoa Romoa, Lorens Siguenas Siguenas

3 – Estudantes no processo de ação reflexão ação (grêmio estudantil, assembleias escolares, teatro, jornal, rádio

VALORIZANDO A VIDA NA ESCOLA
Patrícia Pati Garlet Stefanello De Pellegrin
ARTE (S) NA ESCOLA NA BUSCA DE AUTONOMIA DE CRIANÇAS E JOVENS- RELATO PARCIAL DE EXPERIÊNCIA
Elias Costa de Oliveira
FANZINE: UM RECURSO MULTIMODAL NO PROCESSO DE AÇÃO- REFLEXÃO- AÇÃO DE ESTUDANTES
da Silva Miller Rodrigues

4 – A extensão comunitária na formação cidadã

A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO FEMININO NA OCUPAÇÃO URBANA NOVA SANTA MARTA NA CIDADE DE SANTA MARIA/ RS
Ana Justina Ziegler
Horta Escolar e Alimentação Saudável: Uma Alternativa para o Ensino de Ciências
Anelise Fontana
APROXIMAÇÕES ENTRE A PRÁXIS ACADÊMICA E A EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS
luiza boezzio greff, Bruna Cielo Cabrera
INTERAÇÃO INTERGERACIONAL COMO FORMADORA DA CIDADANIA DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flávio Cezar dos Santos
DOCÊNCIA CONECTADA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ÁREAS DE FRONTEIRA
Eliane Quincozes Porto
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO AMBIENTE PRISIONAL FEMININO: Uma proposta emancipatória
Elizete Helena Alves da Cruz, Márcia Eliane Leindcker da Paixão, Ascísio dos Reis Pereira
CPPS: CONSTRUINDO CAMINHOS DE INSERÇÃO POPULAR
Maria Teresinha Verle Kaefer